Cropped

Tendência, versatilidade e estilo: conheça tudo sobre a blusa cropped

O que é cropped? Também conhecida como crop top e caracterizada pelo seu visual mais curto e descolado, a blusa cropped vem nos mais diversos modelos, é apropriada para várias ocasiões e pode ser combinada com muitas outras peças para criar uma produção incrível. As opções de looks com cropped são praticamente infinitas, e só dependem da sua imaginação! 

 

Do vintage ao pop: uma breve história do cropped

As blusas cropped voltaram a fazer parte das tendências atuais em meados de 2013 e 2014 e se mantêm firmes até hoje, mas as primeiras aparições relevantes desse estilo na moda foram lá atrás, nas décadas de 1930 e 1940. Na época, o cropped feminino com peças de cintura bem alta garantia esse visual de cintura mais marcada. A combinação de saia midi com cropped era super popular, e ícones da moda como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe eram fãs do modelo, principalmente em dias de calor.

 

Na década de 1960, o cropped caminhou lado a lado com a criação e popularização da minissaia e das calças de cintura mais baixa, e se tornou um dos principais símbolos do inconformismo e da contracultura, principalmente entre os jovens, desafiando os valores conservadores da sociedade da época. Na década seguinte, em 1970, a moda disco também adotou o top crop como uma de suas principais peças: a combinação super clássica de calça flare com cropped vem dessa época e é sucesso até hoje.

 

Mas o verdadeiro auge da peça chegou na década de 80: o estilo de vida atlético e saudável era, de longe, a maior tendência da época, e o conforto e praticidade da camiseta cropped fez com que ela se tornasse uma das peças mais procuradas, garantindo espaço até nos guarda-roupas masculinos, principalmente para a prática de esportes. Grandes marcas de roupas esportivas incluíram os modelos em suas coleções, e os conjuntos de short e cropped também apareceram em filmes icônicos como “Rocky III” e “A Hora do Pesadelo” (Nightmare On Elm Street).

 

E a explosão da música pop nos anos 90 e 2000 não deixou a tendência do top cropped para trás! Artistas como Britney Spears, Christina Aguilera, e o grupo Spice Girls tinham a peça como uma das principais em seus figurinos, e os looks com calças de cintura baixa e a barriga de fora são icônicos.

Como usar cropped

A parte mais legal dos diferentes modelos de cropped é que eles combinam com vários looks e ocasiões, dependendo do seu material, modelagem, e das outras peças. Uma blusa cropped soltinha, por exemplo, fica incrível com peças de cintura mais alta, que valorizam a silhueta, criando um visual balanceado certeiro para usar naquela festa incrível - para impressionar, aposte sem medo na combinação de short e cropped. Para dias mais quentes, um cropped branco é fresquinho, e para noites com os amigos, o cropped preto é garantia de arraso com pouco esforço. 

 

Já uma cropped de gola alta combina perfeitamente com um dia de clima ameno ou mais frio, assim como um cropped de manga longa. Estas peças vão muito bem com calças de cintura alta, de preferência com uma modelagem mais soltinha: a combinação de calça pantalona com cropped, por exemplo, já é um novo clássico, assim como as combinações com o modelo jogger.  E se o seu dia estiver frio, mas ainda assim você não dispensa o toque especial que só ele tem, dá pra apostar em um cropped de tricô, que vai te deixar quentinha e estilosa ao mesmo tempo!

 

Aqui na Guardaroba, o básico com muita identidade e personalidade é a grande estrela, com peças versáteis e que se encaixam nos mais diversos estilos e ocasiões. Acreditamos no poder da atemporalidade com um toque de tendência em cada detalhe, o que faz toda a diferença para criar looks incríveis que são a sua cara. Navegue pelo nosso site e conheça toda a nossa coleção!