Colares

Nenhum produto encontrado nessa categoria.

Colares: os acessórios que fazem toda a diferença

O poder que os acessórios tem em um look é algo indiscutível: eles funcionam como a “cereja do bolo”, dando um toque final ao visual e deixando a produção completa, e em alguns casos, são o destaque da produção, adicionando o toque de glamour e de estilo em um look mais simples.

E entre os vários tipos de acessórios que existem hoje em dia, sem dúvidas o mais comum, versátil e bonito deles é o colar feminino. Disponíveis nos mais diversos tipos, tamanhos, cores e estilos, os colares são uma tradição que a humanidade carrega há milênios.

História dos colares

Hoje em dia, a maioria dos colares (e dos acessórios em geral) são apenas peças de enfeite, que servem como uma forma de expressão pessoal através do estilo. Mas lá no início da humanidade, na pré-história, onde surgiram os primeiros acessórios, eles eram usados como amuletos de proteção e símbolos de status dentro das comunidades. Eram confeccionados com materiais encontrados na natureza, como sementes, pedras, dentes e ossos de animais, e variavam de acordo com cada grupo e região, de acordo com as suas crenças e a disponibilidade dos materiais.

Conforme a humanidade evoluia e descobria novos materiais para uso, os acessórios também evoluiam e mudavam de formato. No Egito Antigo, por exemplo, o cobre, o ouro e as pedras preciosas já eram utilizados na produção de colares e outros adornos, assim como o vidro colorido pela primeira vez.

Já na Idade Média, com o uso do ouro, prata, cobre e pedras preciosas ainda mais comum, as jóias eram tidas como símbolos de status, de fortuna e de religião: algumas das peças dessa época são extremamente preciosas até hoje.

Como escolher o colar ideal

Com tantos tipos diferentes de colares disponíveis atualmente, fica até difícil escolher qual é o melhor tipo para combinar com cada look. Aqui na Guardaroba, acreditamos que o melhor tipo de colar para cada look é o que você achar mais bonito, sem regras! Mas, claro que existem algumas dicas que podem ajudar você a escolher o modelo de colar que fica mais bonito com o seu look. Confira:

Choker

O colar choker é uma tendência resgatada dos anos 80 e 90 que voltou pra ficar! Por serem bem justinhos no pescoço, antigamente o modelo era conhecido como gargantilha, e eles combinam super com blusas que deixam o ombro e o pescoço à mostra. Também ficam lindos quando combinados com outros colares mais compridos, criando um visual sobreposto. Para um visual delicado, conte com a nossa choker Lavanda, e para um visual bem verão tropical, a choker Colori é sucesso garantido.

Colar longo e médio

Os colares longos, como o colar Emanuelli, são um dos modelos mais versáteis, já que combinam com diversos tipos de looks e estilos. Por ser um colar delicado, é ideal para dar aquele toque especial em uma camiseta ou blusa simples, para fazer sobreposição com outros colares de diferentes comprimentos, ou para as mais ousadas, um colar longo fica incrível com blusas de decotes bem profundos. Já os colares médios, como o colar Carlotte, ficam muito legais com blusas de gola mais alta, ou, assim como o choker, com blusas que deixam o ombro ou o pescoço à mostra.

Terços e escapulários

Para quem quer levar um pouquinho de fé e proteção para onde for, mas sem perder o estilo, pode contar com o escapulário Vita ou o terço Trevi: além de bonitos, eles também são modelos de colares delicados ótimos para serem usados na sobreposição de colares e como um acessório do dia a dia.

Semijoia ou bijuteria?

Quando falamos de acessórios, essas duas palavras sempre aparecem por aí como sinônimos, mas esse não é exatamente o caso. Por definição, “semijoias” são feitas de materiais mais nobres e resistentes do que que as bijuterias, são quase como joias, mas misturados à quantidades menores de materiais mais fortes como o ouro, que aumentam sua resistência em relação às bijuterias. Nossas semijoias também são antialérgicas e têm garantia de 1 ano após o uso. 

Aqui na Guardaroba, todas as nossas peças são consideradas semijoias, mas ainda assim, recomendamos que certos cuidados sejam tomados para que elas durem por muito mais tempo, como: não deixar expostas à luz; não aplicar cosméticos, perfumes ou produtos químicos; não usar no banho, na praia ou na piscina, e limpá-las somente com uma flanela macia própria para limpeza de joias.