Calça Jeans

Calça jeans: versatilidade, conforto e visual icônico

Conhecida no mundo inteiro e querida por pessoas de todas as idades e estilos, a calça jeans é, sem dúvidas, uma das peças mais versáteis em qualquer guarda-roupa. Disponíveis nas mais diversas cores, tamanhos, modelagens e acabamentos, é possível compor looks com calça jeans para todos os tipos de ocasiões, desde as mais casuais até eventos importantes - basta fazer as combinações certas!

A história da calça jeans começa em meados de 1792, na cidade de Nimes, no sul da França: lá, era fabricado um tecido grosso e resistente que era usado principalmente para a confecção de roupas para marinheiros, trabalhadores do campo e outros trabalhos mais pesados, que exigiam roupas de alta durabilidade. Esse tecido era chamado “tecido de Nimes”, termo que com o tempo foi abreviado para “denim”, criando assim o atual nome do tecido em inglês (e vários outros idiomas). 

Mas o principal evento na história da calça jeans aconteceu em 1853, pelas mãos do empresário de tecidos Oscar Levi-Strauss. Na época, a corrida do ouro na Califórnia estava a todo vapor, e Strauss viu no jeans uma oportunidade de negócios. Para testar sua ideia, ele confeccionou três calças com o tecido e deu para alguns garimpeiros que trabalhavam na região - e o sucesso foi imediato. A alta resistência e durabilidade do tecido não sacrificavam seu conforto, fazendo com que a ideia de Strauss se tornasse extremamente popular e levando à criação de um dos modelos de calça jeans mais famoso de todos os tempos: a Levi's 501.

A partir daí, a fama da calça jeans só aumentou, principalmente entre outras categorias de trabalhadores, sendo usada até mesmo pelos soldados americanos. Na busca por melhorias, ela ganhou bolsos, reforços e rebites, e em 1890, Strauss decidiu tingir o tecido com corante azul, criando a cor considerada característica do jeans. Em meados de 1930, a calça jeans chegava à Hollywood, como parte do figurino dos filmes de cowboys, e em 1950, ícones do cinema como James Dean e Marlon Brando consagraram a peça como icônica - basta lembrar da música da Lana Del Rey: “blue jeans, white shirt… (...) it was like James Dean, for sure”.

Foi nessa mesma época que os primeiros modelos de calça jeans feminina também foram criados, e estrelas como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn também aderiram ao modelo, tornando ele ainda mais popular e abrindo portas para a criação de novos modelos e variações, incluindo os shorts jeans e os modelos mais justos.

 

A calça jeans no seu guarda-roupa

Os anos se passaram e a popularidade e versatilidade da calça jeans só aumentou, e hoje em dia, ela é de longe uma das peças mais essenciais em qualquer guarda-roupa: uma boa calça jeans cintura alta, por exemplo, favorece todos os tipos de corpos e é uma peça super confortável para ocasiões do dia a dia, como trabalho, faculdade e até para os rolês; uma calça jeans preta é ideal para um visual mais arrumado, e uma calça jeans clara combina perfeitamente com um passeio durante o dia. 

Um dos modelos mais populares atualmente é a chamada calça mom jeans. Ela ganhou esse nome, que significa “calça de mãe”, por ser parecida com os modelos usados nos anos 80 - época de juventude da maioria das mães das jovens atuais. A calça jeans rasgada, também conhecida como calça jeans destroyed, também é um modelo super popular, confortável e versátil, caracterizado principalmente pelos rasgos e pedaços desfiados que dão um ar bem despojado para a peça.

Aqui na Guardaroba, nós valorizamos a versatilidade e a durabilidade de todas as peças de roupa, possibilitando o uso por muito tempo e das mais diversas maneiras e ocasiões, características que se alinham perfeitamente com as calças jeans femininas. E agora que você já conhece os nossos modelos, navegue pelo site para montar o resto do seu look!