Calça Flare

Estilo vintage e cheio de atitude: conheça mais sobre a calça flare

Inspiração vintage, conforto, versatilidade e praticidade. Realmente, a calça flare tem tudo! Super popular na década de 1970, o modelo voltou com tudo para as tendências dos últimos anos, e ganhou várias releituras, abrindo ainda mais as possibilidades para essa peça tão cheia de estilo.

Seu pico de popularidade foi nos anos 70, mas a verdadeira origem da calça flare é bem mais antiga: ilustrações históricas mostram estilos similares sendo usados por marinheiros dos Estados Unidos no início do século XIX. Evidências apontam que carpinteiros europeus da mesma época também usavam estilos similares, preferidos por evitar que resíduos do trabalho caíssem sobre os sapatos. 

Ao longo do século XX, os modelos populares de calça variaram com o tempo, até que em 1964, um estudante da Inglaterra pediu para que sua mãe fizesse algumas alterações em uma calça que estava muito apertada. Acidentalmente, as alterações feitas ficaram um pouco exageradas, e deixaram a calça justa dos joelhos para cima e bem largas dos joelhos para baixo. Um dia, o estudante usou o modelo para fazer compras na famosa Kings Road Chelsea, em Londres, e na semana seguinte, cerca de 20 pessoas já haviam alterado suas calças justas de maneiras similares e em pouco mais de um mês, o número já tinha subido para centenas.

Não demorou muito para o estilo se popularizar pelo resto de Londres, da Europa e do mundo, fazendo sucesso na era disco e ganhando o nome de “bell bottoms”, que significa “barra de sino” — termo que na época deu origem ao nome em português do modelo, “boca de sino”. Com a popularização, surgiu também a calça flare feminina, e ela então virou um dos maiores símbolos da época, sendo usada por pessoas de todas as idades e estilos, em todos os tipos de ocasiões.

 

Como usar calça flare

Atualmente, existem diversos modelos de calça flare, que podem ser usados de diferentes maneiras e para diferentes ocasiões. A calça flare preta é uma escolha clássica, que vai do dia à noite com apenas algumas mudanças de acessórios, assim como a calça flare cintura alta, que valoriza a silhueta e deixa a combinação de calça flare com cropped ainda mais legal.

Uma das coisas mais legais sobre esse modelo é como ele se adapta bem aos diferentes tipos de corpos: a calça flare plus size, por exemplo, se ajusta perfeitamente aos tamanhos maiores, enquanto uma calça flare para baixinhas combinada com um salto poderoso ajuda a combater esse ponto de insegurança com facilidade.

Quando se trata de sapatos para usar com calça flare, ela mostra mais uma vez como é versátil: dá pra combinar com tudo! Para os dias frios, pode apostar em uma bota quentinha, em especial os modelos de bico mais fino. Naquela festa de arrasar, combine com um saltão incrível, e no dia a dia, pode apostar na combinação de calça flare com tênis sem medo de ser feliz.

A variedade e estilo dos looks com calça flare exemplificam perfeitamente tudo o que a Guardaroba valoriza em cada uma das suas peças, buscando sempre o básico com identidade perfeito para se encaixar direitinho no seu guarda-roupa, criando várias combinações novas para todos os momentos da sua vida. Se você precisa de blusas para usar com calça flare, navegue pelo nosso site e conheça mais do que a Guardaroba criou para você!